quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Livros.

Há livros e livros. Por exemplo, há livros na minha estante que nunca li ou, pelos menos, não os li até ao fim; há outros que dedilho página a página, demoradamente, vezes sem conta. Tenho entre mãos Canções, de António Botto, edição de 1921. (Já não sei se o encontrei num alfarrabista, se foi Mário Viegas que me ofereceu. Ou foi o Juvenal Garcês?. Estarei a confundir com o Europa, de Adolfo Casais Monteiro? - será Alzheimerou ou excesso de informação?) As referências à obra dizem que esta edição é de 1922, mas o meu exemplar, rubricado pelo autor, diz que foi impresso em Fevereiro de 1921. Dizem, também, as ditas referências que foi publicado pela fugaz editora de Fernando Pessoa – Olisipo. Não sei. Não encontro no livro nada que me dê essa indicação. Mas, da releitura, neste momento, anoto: “Se me deixares, eu digo/O contrário a toda a gente;/ E, neste mundo de enganos/ Falla verdade quem mente.”

Sem comentários: