quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

||| Afinal a onda está a desfazer-se em espuma (2).

Em resposta ao que aqui escrevi, António Vilarigues deu-se ao trabalho de me indicar dois textos seus (POLÍTICA DE CLASSE? E Défice Democrático) nos quais expõe parte do seu pensamento sobre liberdade e democracia. (como vê, meu caro António, o facto de não permitir comentários no meu blogue não diminui em nada a liberdade de expressão de outros neste espaço e livro-me de um bando de loucos e cobardolas anónimos). Sem me querer perder em extensas querelas sobre «luta de classes» e «ditadura do proletariado», apenas lhe pergunto: considera que na ex-URSS existiu, durante 70 anos, uma ampla democracia para o «proletariado e as classes populares» e uma ditadura apenas para a burguesia, as classes reaccionárias e os agentes do imperialismo? Se me responder positivamente fico com a certeza que também acredita na Nossa Senhora de Fátima.