sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

||| Alguidares e copos sujos?

Era suposto ficar indignado, como o Eduardo, com o facto de saber que os empregados do Ginjinha do Rossio lavavam os copos em alguidares, o que, aliás, faziam à vista dos clientes. Mas não fico. Fico indignado, isso sim, com o facto de saber que milhões de crianças, em África, por exemplo, não têm alguidares para lavar os copos. Como fico indignado por cada vez mais restringirem a minha liberdade de escolha. Eu quero decidir se bebo ginjinha em copos lavados em alguidares ou lavados em máquinas de lavar loiça a 94º de temperatura. Porque se «eles» vão decidir por mim nestas pequenas questões, mais cedo ou mais tarde, vão decidir em todas. É uma questão de princípio não aceitar que decidam por mim, como se eu não soubesse distinguir um alguidar de uma máquina de lavar loiça. Que se lixe a civilização da higiene sempre que colida com a civilização da liberdade.