domingo, 13 de janeiro de 2008

||| Cuidado, vem aí o fascismo?

Alínea a): António Barreto escreveu: «Não sei se José Sócrates é fascista».
Alínea b) Zita Seabra, disse: «Liberdade e democracia estão em perigo».
Alínea c) O PCP é useiro e vezeiro em escrever que estamos no «grau zero da decência e do espirito democrático» (corrigido) (Vítor Dias), num «estado policial» (Luís Garra, coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco) ou na «ditadura socratiana de fachada democrática» (Miguel Urbano Rodrigues).
Alínea d) Factos: Zita Seabra e António Barreto militaram no PCP.
Alínea e) José Pacheco Pereira, num exercício demagógico, insurge-se («O absurdo é ver ataques a António Barreto por ter sido comunista há 40 anos…») quando se estabelece estas sintonias.
Alínea f) A gravidade, para Pacheco Pereira, está em evocar um estatuto de há 40 anos e não em ter dúvidas sobre se o primeiro-ministro de Portugal é ou não fascista. Ainda por cima da parte de quem devia «prezar a liberdade de uma forma que só pode ser prezada por quem não a teve».
Alínea g) Escrever «Não sei se José Sócrates é fascista» é rigorosamente o mesmo que dizer, como Bernardino Soares: «Tenho dúvidas que a Coreia do Norte não seja uma democracia».
Alínea h) Mas o que para mim parece claro para outros não será. É bom que seja assim.
Alínea i) Sei que ajudo a defender a democracia ao não alinhar na histeria anti-fascista do momento, venha ela de onde vier.