sexta-feira, 30 de junho de 2006

Blogue do mês. Olissipo - um blogue empenhado na vida de Lisboa.

Tinha que ser Alemanha ganha à Argentina nos "penaltis" o que não conseguiu ganhar durante o jogo.

Crónica de uma morte anunciada

Última hora: problemas de coluna vertebral não permitem que Freitas do Amaral se mantenha no cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros. Por aqui, nada a opôr.

Futebol
Hoje almoçei com o Luis Sepúlveda. Falámos sobre muitas coisas, como é natural: situação política em diversos países da América Latina e na Espanha, sobre amigos comuns, de literatura e também sobre futebol. Nesta altura da conversa, ele disse-me: "Não compreendo como há pessoas que não gostam de futebol". Sempre gostei de conviver com pessoas despretensiosas! Agora estamos a ver o Alemanha-Argentina. Ele defende a Alemanha; eu a Argentina.

Está aberto o debate?
Depois do artigo de José Pacheco Pereira, ontem no Público (em que opina que "a única oposição possível é a liberal. Sem este tipo de oposição, não há oposição a não ser a comunista e a do BE, que é uma variante da comunista. Só uma oposição liberal reformista e moderada pode mudar este estado de coisas"), outras opiniões aparecem: (em actualização)
Jorge Ferreira (Tomar Partido): A OPOSIÇÃO NECESSÁRIA.
Paulo Gorjão (Bloguitica): A REFUNDAÇÃO DO PSD.
André Abrantes Amaral (O Insurgente): O pecado da omissão.
Carlos Manuel Castro (Tugir): Oposição sem conteúdo.
Joao Pinto e Castro (Blogoexisto): Ideologia, precisa-se .
Rodrigo Adão Fonseca (BLUE LOUNGE) : Sobre a importância de uma oposição liberal.
Paulo Pinto Mascarenhas (Revista Atlântica): Há dias assim.
Luis (A Natureza do Mal) :Afirma Pacheco.
José Ferreira Marques (A Forma e o Conteúdo): Acéfalo quem?
António Viriato (Alma Lusíada): Humores de Um Social-Democrata.
Adolfo Mesquita Nunes (A Arte da Fuga):Pode o PSD ser um partido liberal? (1) .

Citações
«Não admira a aversão cultural que, por exemplo, se vê na América. Tenho lido na imprensa americana artigos sobre o Mundial que denotam não só a incapacidade dos americanos em gostarem de um desporto em que são sofríveis, mas também a sua inaptidão em aceitar um fenómeno da cultura popular que nada tem de americano. As infindáveis pesquisas sobre a identidade europeia deviam meditar um pouco mais sobre alguns fenómenos da cultura de massas. Seriam, com toda a certeza, mais úteis. O futebol é um elemento dessa cultura e dessa identidade. » Pedro Lomba, DN.

quinta-feira, 29 de junho de 2006

Não há outro caminho.

Zapatero anunciou hoje, no Congresso, a abertura do diálogo com a ETA. (El País)

À saúde

Uma boa notícia.
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos proferiu um acórdão, onde considera que o Presidente George W. Bush ultrapassou os poderes que lhe são conferidos pela Constituição quando instituiu comissões militares para julgar os "combatentes inimigos" detidos em Guantánamo. Conclui ainda que tais “comissões militares” são ilegais à luz da legislação norte-americana e da Convenção de Genebra para o tratamento de prisioneiros de guerra. Prevaleceu, pois, o primado dos direitos humanos. A cultura democrática ocidental rejeita o combate ao terrorismo com o terrorismo de Estado.

Anti-analgésico
«(...) a única oposição possível é a liberal. Sem este tipo de oposição, não há oposição a não ser a comunista e a do BE, que é uma variante da comunista. Só uma oposição liberal reformista e moderada pode mudar este estado de coisas. O consenso acéfalo dos dias de hoje é favorecido pela inexistência ou debilidade desta oposição». (José Pacheco Pereira, Público de 29.06)

Até amanhã. Edmond Aman-Jean (1858-1936).

Manual do bom intelectual puritano de direita.
1. Escreva até à exaustão que detesta futebol - essa coisa deplorável, primária, própria da populaça iletrada e inculta. Explique detalhadamente como esta euforia o incomoda pessoalmente mas, sobretudo, como serve os interesses de um governo que nos desgoverna. Se puder – melhor, se tiver imaginação para isso – invoque um exemplo da violência patética da turba que invade as ruas após cada jogo (por exemplo, que lhe riscaram o guarda lamas do carro ou que vomitaram no tejadilho). 2. Quando lhe der na gana, estiver chateado ou simplesmente concluir que em nada contribui para o Valor Acrescentado Bruto da Nação, o que lhe dá um certo calafrio, procure em Aristóteles (ou em Platão, talvez seja mais fácil) uma qualquer bujarda contra as mulheres, contra a democracia, enfim, contra qualquer coisa que o irrite profundamente: encontrará sempre uma citação apropriada. Se alguém, em consequência, lhe chamar reaccionário, salazarista ou outro elogio do género, não se atemorize: desenvolva o tema à volta dos clássicos gregos (demonstra a sua cultura - muito livro em cima do lombo - e, além disso, ninguém vai notar que eles já morreram há uns anitos).
3. Nunca se esqueça de afirmar que Portugal é uma merda; que o governo é uma merda; que os portugueses são uma merda; que o seu vizinho do lado é uma merda; que toda a gente que você conhece é uma merda. E no exercício livre desta sua opinião, não diga, nem escreva abertamente - por uma questão de pudor - mas, ao menos, insinue que você não é uma merda. (Se tiver queda para a escrita, aqui, neste ponto, pode desenvolver melhor e, com mestria, demonstrar que você não é uma merda porque não vomita para cima do tejadilho de carros de gente séria, como você, que não sai à rua com a bandeira nacional).
(continua)

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Hoje não há futebol (2)
Paulo Portas - Ministro Dos Assuntos do Mar

Hoje não há futebol Paulo Portas ajuda a passar o tempo (com a preciosa ajuda de Zita Seabra). (por sugestão de Viriato Teles)

terça-feira, 27 de junho de 2006

Finalmente percebeu.
Berlusconi, depois da derrota eleitoral no referendo à reforma da Constituição italiana, recusou-se a prestar declarações.

Domingo há eleições no México.

Nas eleições presidenciais do próximo Domingo, no México, Andrés Manuel López Obrador, do Partido de la Revolución Democrática, continua à frente nas sondagens.

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Não é Orgulho é Bloco.

Ainda quem não entenda que o Orgulho Gay em Lisboa é, em cada ano que passa, cada vez mais um fiasco pelo simples facto de que lhe lançaram em cima uma pata partidária.

Não jogo golfe, mas gosto de uma boa tacada

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Álvaro de Campos, Tabacaria (excerto)

Há uma coisa que eu não entendo:

Se há quase 100 canais de televisão no Cabo e só 3 ou 4 se dedicam predominantemente às notícias futebolísticas neste período de Mundial, incluindo a transmissão dos jogos, porque razão quem tem por devoção detestar o futebol só sintoniza esses 3 ou 4 canais? Será para ficarem na posse de materia para dizer mal? Que sacrifício!

Os momentos do jogo Portugal-Holanda (fotos El Mundo)

Eles (já actualizada e reactualizada)gostavam muito que só existisse o seu mundo. Mas para lá chegarem têm de obter o poder para prender, torturar e matar quem vive outros mundos. Enquanto lá não chegam vão destilando a raiva incontida. Já muita gente experimentou esse caminho, mas eu prefiro a diversidade e a democracia..

domingo, 25 de junho de 2006

Fair play

A minha filha mais velha tem dupla nacinalidade. A segunda é holandesa. Depois do jogo, saiu de casa, desceu as escadas, e entrou num bar ao pé da porta do prédio onde mora, em Roterdão. Envergava uma camisola da selecção nacional com o nº 7 nas costas e o nome do Figo. Por pouco não foi linchada. Ninguém lhe encomendou a provocação.

Tenho pena Tenho pena - muita pena, mesmo - dos críticos de Scolari.

HOJE HÁ PORTUGAL, AMANHÃ NÃO SABEMOS.

sábado, 24 de junho de 2006

Assista com emoção ao jogo Argentina-México.

Não dar ponto sem só

Manuela Ferreira Leite elogia, com frontalidade, em artigo de opinião no Expresso/Economia, a nova lei das finanças locais apresentada pelo Governo. Esta posição, com antecedentes, como por exemplo no caso do encerramento das maternidades, insere-se na linha de Belém: apoiar todas as medidas do Governo que lhe pareçam boas para a recuperação dos atrasos estruturais do país, mesmo que estejam em dessintonia com o PSD e, neste registo, cimentar uma alternativa credível ao PS dentro do PSD.

sexta-feira, 23 de junho de 2006

O estado da Justiça: nem os gravadores funcionam.

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Timor está ao rubro (2)

Manifestantes que afluem a Díli para uma manifestação amanhã devem impedir demissão de Xanana Gusmão. «Isto não é um golpe de Estado. A população quer apenas recolher as chaves e entregar todo o poder, o executivo e o legislativo, ao Presidente da República», disse Fernando Araújo «Lasama», líder do Partido Democrático (PD).» Pergunto (com desconhecimento de causa): e umas eleições legislativas não vinham mesmo a calhar?

Timor está ao rubro. Xanana Gusmão demite-se amanhã.

Valeu a pena! Vale a pena ler este texto no Jumento.

Até amanhã (Edward Hopper, óleo sobre tela)

quarta-feira, 21 de junho de 2006

Vamos a isto (Foto Retirada de "THE NEW YORK TIMES" pela Cristina (Objectiva3)

O Verão já chegou

Hoje é o dia mais longo do ano e o Verão jácomeçou há uma hora atrás -informção do sempre atento Jorge Ferreira (Tomar Partido).

Catalunha

Pasqual Maragall renuncia à reeleição a presidente da Generalitat, nas eleições do próximo outono, provavelmente a 19 de Novembro.
José Montilla, primeiro secretário do PSC, dve ser o próximo candidato socialista.

Monsieur de La Palisse falou e disse:

terça-feira, 20 de junho de 2006

Inglaterra empata com a Suécia.

Desilusões?
Alguns votantes de Cavaco Silva nas últimas presidências ( ver por todos, Paulo Gorjão e João Gonçalves) começam a dar sinais de impaciência perante a actuação política do Presidente da República. Ainda não compreenderam que, obviamente, vai ser mais do mesmo, a saber: a) apoiar todas as medidas do Governo que lhe pareçam boas para a recuperação dos atrasos estruturais do país, mesmo em dessintonia com o PSD; b) contribuir para afastar a actual direcção do PSD, porquanto a considera incapaz de, no futuro, substituir na governação o PS com a "linha reformista" que o PS está a imprimir e que o país precisa; c) preparar a sua reeleição, procurando cativar os diversos segmentos socio-eleitorais (sobretudo aqueles que nele não votaram), porque não quer ficar na história como o primeiro Presidente da República não reeleito. Mais do que isto são ilusões de quem o queria ver como primeiro ministro outra vez.

Angola prepara jogo com o Irão.

Experiências. Luis Novaes Tito anda a fazer experiências em Liga Leve.

Solidariedade Ibérica

Os trabalhadores da Opel/Saragoza estão a realizar uma greve (duas horas por turno) de solidariedade com os trabalhadores portugueses da Opel/Azambuja, em luta contra o encerramento da fábrica. (No PUXAPALAVRA)

Menos um «Primeiro-ministro do Japão anuncia retirada de tropas do Iraque»

Velhos são os trapos (João Villalobos, Corta-Fitas)

Política à portuguesa?
Um relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, apresentado hoje, indicava que os preços dos medicamentos vendidos fora das farmácias eram mais caro do que nestes estabelecimentos. A oposição, de ponta a pavio, sem assomo de contenção, mal cheirou a nesga, veio zurzir sem dó nem piedade no Ministro da Saúde e no Primeiro-ministro, mesmo depois de aquele ter já declarado que o dito relatório não merecia credibilidade. Nuno Melo, do PP, no seu estilo meio arrogante, meio “comicieiro”, exigiu aos microfones da TSF um pedido de desculpas de José Sócrates e que este reconhecesse que se tinha enganado. Zita Seabra, menos arrogante, mas também em tom esganiçado, afinou pelo mesmo diapasão. Agora, Pedro Ferreira, coordenador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde desvalorizou as conclusões do relatório deste organismo sobre o aumento do preço dos medicamentos sem receita, afirmando que "ainda é cedo para se chegar a uma avaliação credível" sobre o tema. Pedro Ferreira admite que são necessários mais estudos e que a observação feita não é "taxativa", informa o Público. Espera-se, agora, novas declarações de Nuno Melo e Zita Seabra ou, então, um pedido de desculpas (Ou isso é só para os outros?)

A não esquecer .

Até 3 de Setembro, no MUSEO NACIONAL CENTRO DE ARTE REINA SOFIA: Picasso. Tradición y vanguardia, a celebrar os 25 anos da chegada da Guernica a Espanha.

À atenção de Marques Mendes: «Cavaco Silva elogia choque tecnológico».

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Cobardias! Quem não as conhece?

Futebóis (2) A não perder: BOLA NA ÁREA e RCP ONLINE.

Futebóis
Respeito todos os que, apesar de não serem treinadores de futebol, nem especialistas na matéria, criticam as opções de Scolari, tal como respeito as criticas de uma mãe analfabeta ao professor de matemática do seu filho. Só que nenhuma mãe, letrada ou iletrada, critica o professor de matemática do seu filho quando este é bem sucedido nos resultados.

Regresso Depois de dez dias de ausência (a banhos, como referiu Jorge Ferreira), regresso. De relevância, apenas anoto: 1. O futebol – contra a opinião de alguns senhores sisudos e chatos – é cada vez mais uma linguagem universal, como a música. Cada jogo disputado na Alemanha equivale a um Rock in Rio. Muitos milhões de pessoas em todo o mundo - iranianos e angolanos, croatas e coreanos, japoneses e espanhóis – comunicam através daquela linguagem: vibram, emocionam-se, convivem. No fundo, é melhor do que a conflitualidade permanente que nos oferecem. A acrescer, a selecção de Portugal vai disputar os oitavos-de- final do campeonato de mundo – o que muito irrita os tais senhores sisudos e chatos. 2. O resultado do referendo na Catalunha demonstrou o que é evidente - os catalães exigem que o que lhe é devido: ser respeitados por Madrid em pé de igualdade, como um povo e uma Nação. Mas não querem abandonar a Espanha. Este foi um passo importante para o futuro dos Estados Unidos de Espanha. O PP e a Esquerda Republicana uniram os extremos: uns, acharam que o Estatuto Autonómico a referendo trazia autonomia a mais; os outros, defenderam que trazia autonomia a menos. Perderam. 3. Cavaco Silva continua discretamente a dizer às oposições, sobretudo ao PSD, que o Governo, no essencial, está a governar bem: «Cavaco elogia Governo e aposta na "capacidade competitiva" do país» informa o Público”. 4. Timor: uma crise nacional sem fim à vista.

sábado, 10 de junho de 2006

Em Setembro o Sol vai mesmo brilhar

Marcelo Rebelo de Sousa, António Pedro Vasconcelos e, provavelmente, Augusto Cid vão colaborar no novo semanário - informa o comunicar a direito. Por este caminho o Expresso vai ficar com o refugo. Conclusão: um ex-director melindrado vale pior dois.

Ópio do povo ou sensibilidade cultural?
Um adepto da Costa Rica comemora o primeiro golo da sua selecção. (Foto El País)

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Quem não entende este texto nunca entenderá um poema

«Um dia destes sentei-me no sofá liguei a tv e no zapping fui ter a um treino da selecção do Brasil. Parou. A dada altura juntam-se Ronaldinho e Roberto Carlos mais uma bola. E ficam alí entretidos com ela sem a deixar cair. Os restantes jogadores fazem alongamentos, conversam, bebem água e não tiram os olhos dos companheiros. Parreira, de pé, assiste de mãos atrás das costas. Roberto Carlos como que derrotado vai juntar-se aos outros. Fica Ronaldinho. Todos o olham. Todos dão gargalhadas. Estão deliciados. Como que olham para o céu. Quando todos julgavam já ter visto tudo Ronaldinho cola a bola no pé e dá uma cambalhota. A bola não se mexeu. Parreira está de olhos esbugalhados. Os companheiros não acreditam e parecem pensar que aquilo que acabaram de ver só visto. Ronaldinho sorri. Acaba o treino sentado ao lado de Robinho. Estão todos pasmados. Fiquei siderado

Onde é que eu já ouvi isto?

A ignorância é atrevida; e normalmente é o substracto cultural (e psicológico) da arrogância.

Penduricalhos

Prosegue amanhã a operação de entrega de medalhas deixada a meio por Jorge Sampaio.

Portugal - país de brandos costumes?

Pergunta desnecessária(2)

Um conhecido bloguista, muito notado pela sua visceral aversão à "futebolândia", escolheu o Brasil - um país em que ninguém liga ao futebol - para se ausentar de Portugal neste difícil momento do início do Campeonato do Mundo?

Pergunta desnecessária

Porque razão não está nenhum árbito de futebol português no Campeonato do Mundo de Futebol?

Pontapé na bola Hoje, antes do inicio do jogo Alemanha- Costa Rica, em Munique, Claudia Schiffer e Pelé vão transportar o troféu do Campeonato do Mundo de Futebol. Pouco depois, às 17 horas, começa a "grande festa". Vão ser 30 dias. Só um golpe de Estado num país europeu ou a queda de Fidel Castro será notícia durante este mês. Tudo o resto serão apenas separadores entre duas notícias do Mundial.

Muito grave

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Notícia do dia. O estilo José Sócrates esvaziou de tal forma a oposição política que deixou a comunicação social parca de matéria: secou, completamente. Só isso pode explicar o facto de ser manchete de jornal, repetida notícia de rádio e quase abertura de telejornal televisivo uma despropositada chapada dum padre numa criança de 5 ou 6 anos. Quantas dezenas de milhares de palmadas não serão dadas por dia por pais e mães aos seus filhos sem que isso constitua maus tratos? Uma palmada numa criança ficou hoje, a nível informativo, como o principal facto a nível nacional, a par das peripécias da GNR em Timor e da morte, no Iraque, de Abu Mussab al-Zarqawi. (Ou será a comunicação social que anda pelas ruas da amargura?)

Las caras del paisaje. Los paisajes grandiosos y espectaculares suelen ser invisibles. Cuando alguien evoca el paisaje en el que le gustaría vivir, se trata casi siempre de un lugar acaso menos llamativo, pêro capaz de seducir tanto más cuanto mejorse le conozca. Um âmbito bien determinado, por exemplo, com cursos de agua y vegetación de ribera. El contorno, más seco y dilatado, com alturas rocosas y árboles conta el cielo. Com las caras sucede algo parecido. No es lo miesmo la cara de una figura vista de cuerpo entero que de médio cuerpo, a distancia de conversación. La diferencia se acentua todavia más a distancia de cama: rostos que hasta ese momento parecían bellos, dejan de serlo. Y otros, en cambio, se vuelven más bellos que nunca. (Luis Goytisolo, Diário de 360%, Seix Barral)

quarta-feira, 7 de junho de 2006

Ena pá Que grande dor de cotovelo. Promessas Governo quer flexibilizar legislação laboral

Se eu amanhã acordar assim, por favor, fujam!

terça-feira, 6 de junho de 2006

Retirem as bandeiras das janelas, já não há nada a fazer.
A República Chega ganha o Campeonato do Mundo de Futebol derrotando na final o Brasil por 2-1.
No Grupo de Portugal serão apurados o México e o Irão, com os seguintes resultados:
Group D
Mexico 1 Iran 1
Angola 0 Portugal 3
Mexico 2 Angola 0
Portugal 1 Iran 2
Portugal 2 Mexico 3
Iran 0 Angola 0
Todos os resultados de todos os grupos, e das fases seguintes AQUI.

O triunfo dos porcos
Já foi comentado em muitos blogs, o que me impede as referências, mas isto cai em cima do Ministério Público (que só investiga o que lhe convém), da Polícia Judiciária (que se descredibiliza ao usar ilegal e ressabiadamente informações a que tem acesso) e do Jornalismo (para quem, até ver, vale tudo, incluindo tirar olhos). O silêncio do procurador geral da república (intencionalmente com minúsculas) significa que concorda com o triunfo dos porcos.
(Adenda: tendo recebido um email "virulento" a propósito deste post (sobretudo por causa do título) e percebendo que o remetente - um anónimo, obviamente - não tem a menor ideia da alusão ao Triunfo dos Porcos aqui deixo a informação sintética: trata-se de um romance de George Orwell - uma sátira ao totalitarismo soviético e ao autoritarismo em geral. A ignorância ainda ocupa muito espaço!).

Impagável
(Em tempo: em Cuba esta fórmula ainda não deu resultado).

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Peru: Sondagens dão a vitória a Alan Garcia nas presidenciais
O socialista Alan Garcia ganhou hoje a segunda volta das eleições presidenciais no Peru com 55%-52% dos votos, segundo as sondagens à boca das urnas divulgadas por três empresas privadas ao encerrarem as mesas de voto. Alan Garcia foi o mais novo presidente do Peru - apenas com 36 anos, em 1985. E regressou agora, após esta vitória eleitoral, derrotando o populista/nacionalista Ollanta Humala. A vitória de Alan Garcia - um socialista moderado - não deixa de fazer parte da grande viragem à esquerda de todo o continente sul-americano. As aventuras de Fujimori, que derrotou Vargas Llosa, e levou o Peru para caminhos tortuosos, por agora, estão enterrados.

domingo, 4 de junho de 2006

Portugal é um país simpático?

A selecção portuguesa de futebol chega ao Luxemburgo e é recebida por um banho de multidão; chega à Alemanha e, também, é recebida por um banho de multidão. A GNR chega a Dili e é recebida por um banho de multidão e vivas a Portugal. Portugal está a ficar um país simpático?

Lisboa, Maio de 2006 (foto TV)

A ler
Um regime generoso para a função pública, Paulo Ferreira (Público, 04.06)
«Sem grande surpresa, os sindicatos da função pública opõem-se frontalmente às regras de mobilidade dos trabalhadores do Estado aprovadas esta semana em Conselho de Ministros. Fazem mal. Se, por um momento, olhassem para os planos do Governo sem o corporativismo e imobilismo que os cega, talvez entendessem que as regras que estão a ser preparadas são generosas. Aliás, as reacções cautelosas de partidos insuspeitos nestas matérias de alegada "defesa dos direitos dos trabalhadores", como o PCP ou o Bloco de Esquerda, indicam que o sistema não tem as características draconianas que eventualmente esperariam.
Primeiro, nenhum funcionário público perde o vínculo laboral com o Estado, a menos que cometa faltas graves, como recusar, por duas vezes, novas funções que lhe sejam atribuídas ou faltar a acções de formação por quatro vezes.
Depois, aos excedentários é dada a possibilidade de encontrarem emprego no sector privado, mantendo sempre uma rede de segurança: não só nunca perdem o vínculo laboral com o Estado como continuam sempre a receber, em acumulação e na pior das hipóteses, metade desse ordenado.
É contra isto que os sindicatos da função pública protestam. Mas afinal, quantos milhares de trabalhadores do sector privado não gostariam de ter estas condições quando as empresas onde trabalham começam a ter problemas?» (continua)

sábado, 3 de junho de 2006

Ironias JCS (Lóbi do Chá) escreveu:«Estarei, no decorrer do mundial, a lutar pela vitória de todos os adversários de Portugal. Não sei como funciona o mundial, mas, admitindo que temos de passar a uma fase qualquer, desejo que Portugal não passe.» Estou deliciado só de pensar que JCS vai lutar pelo Irão no dia 17 de Junho durante o jogo Portugal-Irão. A propósito a selecção portuguesa, a jogar a feijões, ganhou 3-0 ao Luxemburgo.

Timor
«EUA dispostos a reforçar apoio às tropas internacionais destacadas em Timor-Leste» Uma intervenção militar sem os EUA não é uma intervenção a sério..

Estrela Distante, de Roberto Bolaño, (Teorema)

«Livro sobre a persistência do mal e o seu rasto infame, Estrela Distante podia resumir-se a um engenhoso ajuste de contas com a História, por parte de um autor esquerdista que sofreu na pele a ignomínia do regime de Pinochet. Mas é muito mais do que isso. É um romance maior do nosso tempo. E merece ser escrito no céu, palavra a palavra, em letras garrafaisJosé Mário Silva (A Invenção de Morel)

Completamente de acordo.

Se eu amanhã acordar assim, por favor, avisem-me!

(*com o devido respeito por quem acorda assim todos os dias)

Notas soltas
1. Há títulos de imprensa que me deixam perplexo: «PS acata veto político do Presidente À Lei da Paridade» (Público, 03.06). O titulo só faz sentido se houvesse a possiblidade de desacatar. Não havendo (exigira maioria qualificada no Parlamento) o título é benevolente para o PS.
2. Outro título no mesmo jornal: «Cavaco Silva: O abandono do suprapartidarismo». Isto a propósito de veto político à Lei da Paridade. Esta interpretação do veto presidencial só faria sentido - mesmo que mal interpretada - se a votação tivesse dividido o CDS e o PSD, por ou lado, e o PS, PCP e BE, por outro. Como o PCP votou em conjunto com o PSD e o CDS não se vislumbra onde está o abandono do suprapartidarismo.
3. O Fisco tem vindo, nos últimos anos, a alterar a sua atitude em relação à cobranças dos impostos e à punição dos devedores. O laxismo reinante durante décadas e décadas está a dar lugar à eficácia, à celeridade, à facilidade no uso dos meios informáticos. Os resultados começão a aparecer: mesmo sem crecimento económico, as receitas dos impostos aumentam, como notícia o Expresso.
4. «Se o PS quer "acelerar" a mudança cultural e política deve dar o exemplo. Não tem que o impor a qualquer outra força partidária. Já o fez no partido, mas não o fez, sintomaticamente, no Governo. » António José Teixeira, DN.

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Finalmente
Paulo Gorjão emergiu do profundo mar de Timor, onde mergulhou: NUM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE...

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Até amanhã. (Vitor Ribeiro, óleo sobre tela)

Tenho uma dificuldade estrutural em dar nome aos meus gatos. Este, por exemplo, chamo-lhe alternadamente "gato", "gatinho", "branco". Às vezes chamo-lhe "tomás", outras "amadeu". Para ele - o gato - é completamente indiferente o nome que lhe dou: não responde a nenhum ou responde a todos conforme os dias. Não vale a pena dar nome aos gatos é a minha conclusão.

COMO DIRIA MESTRE ZÉ GOMES FERREIRA: LIXEM-SE!
«Lusco-fusco. Tantas da tarde. No Chalhariz, já a chegar ao Largo do Camões, quem vejo? À Minha frente, e reconheci-o pela sua bela cabeleira prateada (não confundir com a peruca despenteada do Abelaira, reles imitação), Mestre Zé Gomes Ferreira, comendo a furiosas dentadas um palmière. Um rapazito de oitenta anos, com tanta gula e alegria, como eu gostaria de ter, se chegasse à idade dele (não chego, descansem).- Mestre!Olhou para trás, desconfiado, deu a última dentado no bolo, não fosse eu roubar-lho, aturou-me. E como?- Mestre – repeti bem alto -, estou a ler o seu último livro e estou a gostar muito…Era a Memória das palavras. Ele falava bastante do Teixeira de Pascoaes e com o Pascoaes visto pelo Zé Gomes temos sempre que aprender. Diz-me o Mestre:- É pá, é uma chatice. Tas a ver: um escritor aos oitenta anos, queque pode fazer. Escreve. E, depois? Repete-se, diz baboseiras, sei lá…Digo ao Mestre:- Não está certo. O Mestre diz ali coisas muito giras, sobre o Pascoaes e mais.Já estávamos na esquina da Rua da Misericórdia.O Mestre, despede-se num gesto largo, sem contradita:LIXEM-SE
(Luis Pacheco, Textos de Guerrilha, Ler, Editora, 1981)