sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Direitos.
Por
tomas vasques
at
31.8.07
Citações.
Excertos de O outro aeroporto, Vasco Pulido Valente, 31.08.2007, Público.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Quem conta um conto acrescenta um ponto?
Por
tomas vasques
at
30.8.07
Etiquetas: Ecolistas de cara tapada
Júdice dixit.
Por
tomas vasques
at
30.8.07
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Nacionalidade.
Por
tomas vasques
at
29.8.07
Etiquetas: alma portuguesa
Novo veto presidencial.
Por
tomas vasques
at
29.8.07
Notas soltas.
Por
tomas vasques
at
29.8.07
Etiquetas: notas soltas
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Porto - Sporting - Futebol e outras ocorrências.
Há quem não goste de futebol, como há quem não goste de caracóis. É tão só uma questão de gosto, apesar de quem não gosta de futebol se insinuar com mais substância (esse «ópio do povo» que enfurece multidões e desvia a sua atenção das «questões importantes» - argumentam para nos assustar). Mas o futebol é uma escola – uma universidade, direi mesmo – da luta política e da luta de classes. Quando, no último Porto-Sporting, um jogador do Porto, no caso concreto Quaresma, desinteressa-se da bola e, intencionalmente, só quer esmagar o pé de um jogador do Sporting, o que vemos nas bancadas? Os sportinguistas pedem cartão vermelho para o infractor. Os portistas gritam: «isto não é um jogo para meninas». Esta é a visão da luta de classes. Não há «factos» que se interpretem acima (ou para além) de uma determinada perspectiva, seja clubista, de classe ou qualquer outra. No caso em apreço, o árbitro, esse, salomónico, talvez por ouvir falar em meninas, mostrou o cartão amarelo, o que equivale a dizer que apreciou o «facto», o referido e muitos outros ocorridos no mesmo jogo, incluindo aquele ressalto para o guarda-redes, de uma determinada perspectiva. Na perspectiva do F C Porto. O árbitro comportou-se, na visão marxista, como a pequena burguesia urbana – a classe média – entalada entre a classe operária e o grande burguesia: acabou por servir quem lhe dá as migalhas. Se assim não fosse o resultado, provavelmente, teria sido outro. Moral da história: quem tiver os árbitros e as classes médias na mão ganha sempre o campeonato.
Por
tomas vasques
at
28.8.07
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Causas criativas - 5º Dia.
Por
tomas vasques
at
22.8.07
Treinador de sofá
Por
tomas vasques
at
22.8.07
Diálogos absurdos.
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Big Brother.
Por
tomas vasques
at
21.8.07
Bloco de Esquerda – Um partido transgénico.
Por
tomas vasques
at
21.8.07
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
A luta dentro do Bloco está a agudizar-se.
Por
tomas vasques
at
20.8.07
O caminho mais rápido para descredibilizar uma causa
Por
tomas vasques
at
20.8.07
Treinador de sofá
Por
tomas vasques
at
20.8.07
A acção foi da IV Internacional ou da Política XXI?
Por
tomas vasques
at
20.8.07
Ainda o milho marado.
Por
tomas vasques
at
20.8.07
domingo, 19 de agosto de 2007
Ambientalistas e «ambientalistas»
Cerca de 600 pessoas posaram nus num glaciar na Suiça para o fotógrafo Spencer Tunick, numa campanha de alerta da Greenpeace contra os efeitos do aquecimento global. A Greenpeace pretende alertar para as consequências do aquecimento global. Spencer Tunick associou-se a esta iniciativa e as fotografias vão fazer parte de uma campanha publicitária que será lançada nas próximas semanas. Os ambientalistas avisam que, se nada for feito, a maioria dos glaciares suíços vai desaparecer até 2080.
Por
tomas vasques
at
19.8.07
sábado, 18 de agosto de 2007
Diz-me com quem andas dir-te-ei que és.
Por
tomas vasques
at
18.8.07
Etiquetas: ecologias de cara tapada
O tiro pela culatra.
Por
tomas vasques
at
18.8.07
Etiquetas: Ecolistas de cara tapada
No Bloco a demagogia e a insensatez não tem limites.
Por
tomas vasques
at
18.8.07
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Verde Eufémia.
Por
tomas vasques
at
17.8.07
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
A vida continua...
Por
tomas vasques
at
15.8.07
terça-feira, 14 de agosto de 2007
Eles são assim.
Por
tomas vasques
at
14.8.07
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Isto promete...
Por
tomas vasques
at
13.8.07
A cartilha.
Por
tomas vasques
at
13.8.07
domingo, 12 de agosto de 2007
Não se pode nascer em Agosto.
Por
tomas vasques
at
12.8.07
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Gostei de ler:
Por
tomas vasques
at
2.8.07
Agosto em Lisboa.
Por
tomas vasques
at
2.8.07
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
Apenas para relembrar aos mais distraídos e para que conste.
Por
tomas vasques
at
1.8.07
Etiquetas: corredor verde
Memórias de campanha eleitoral, 1
Por
tomas vasques
at
1.8.07
Etiquetas: Memórias de campanha eleitoral
O Zé faz falta?
Por
tomas vasques
at
1.8.07
É assim tão difícil entender?
Por
tomas vasques
at
1.8.07


















