quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
||| Estado de alma de quem votou socialista (tal como metade dos portugueses).
Por
tomas vasques
at
30.1.08
Etiquetas: Portugal. Não há nada melhor do que as democracias para podermos apupar quem nos dá na gana.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
||| Poesia erótica à Mendes Bota ou como essa do Fascismo é visão de iluminados.
Por
tomas vasques
at
29.1.08
Etiquetas: atenção, vem aí o fascismo.
||| É a vida!
Por
tomas vasques
at
29.1.08
||| Agenda Cultural [4].
Por
tomas vasques
at
29.1.08
Etiquetas: agenda cultural
||| Fasquia baixa.
Por
tomas vasques
at
29.1.08
||| Quem fala verdade não merece castigo.
||| Diálogos absurdos.
Por
tomas vasques
at
29.1.08
Etiquetas: pela nossa saúde. correia de campos. SNS
||| Desligar a aparelhagem.
Por
tomas vasques
at
29.1.08
||| Costa da Caparica, um «modelo» aqui ao lado.
Por
tomas vasques
at
29.1.08
Etiquetas: Afinal os comunistas nas Câmaras são como os outros: só são «bons» na oposição.
||| Citações.
Por
tomas vasques
at
29.1.08
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
||| Mentiroso.
Por
tomas vasques
at
28.1.08
domingo, 27 de janeiro de 2008
||| Gostei de ler.
Por
tomas vasques
at
27.1.08
||| Treinador de sofá.
Por
tomas vasques
at
27.1.08
Etiquetas: Porto.sporting. treinador de sofá
||| A luta da memória contra o esquecimento.
vestigador»). Deste interesse nasceu, em 1981, um livro que foi publicado com uma tiragem de 300 exemplares e divulgado sob a chancela «para uso interno», como conta o autor. A editora Temas & Debates acaba de publicar o dito texto sob o título Mário Soares e a Democracia Portuguesa Vistos da Rússia. É um texto interessante, sobretudo do ponto de vista da memória. Transcrevo um parágrafo para situar a óptica do autor: «Confrontam-se duas tendências opostas: a escalada da ofensiva reaccionária contra as conquistas progressistas da revolução de Abril e a luta da esquerda e das massas populares em defesa do que então se conseguiu. (…) Foi precisamente durante a governação do I Governo Constitucional dos socialistas que se enveredou pelo caminho da redução dos direitos económicos dos trabalhadores e progressivamente pela suspensão das conquistas do 25 de Abril.»
A leitura deste texto, agora transformado em livro, de Sergei Yastrzhembskiy, faz-nos avivar a memória dos anos 1974-1980 e, sobretudo, comparar o que hoje se diz sobre os mesmos temas: ataques aos direitos sindicais, restrições das liberdades dos trabalhadores e por aí fora. O PCP não mudou, e todo o mérito lhe é devido por isso. Diz sempre a mesma coisa a partir da «análise da luta de classes». Mas podemos comparar os outros protagonistas de ontem. Nalguns casos é interessante constatar, na óptica dos comunistas, como os «reaccionários» de há 30 anos se transformaram nos «progressistas» de hoje. Cito, por exemplo: «O diploma que provocou a maior indignação e resistência dos trabalhadores foi a Lei Barreto, que previa sérias restrições das conquistas dos trabalhadores rurais da zona da reforma agrária. A lei em questão condenou ao desemprego três em cada quatro trabalhadores rurais das províncias do Alentejo e Ribatejo.» Restringir as conquistas dos trabalhadores e lançat no desemprego 75% dos trabalhadores rurais da zona da reforma agrária é obra!
Vale a pena ler este livro de Sergei Yastrzhembskiy, cuja publicação em português foi sugerida por Mário Soares. Voltarei ao tema.
Por
tomas vasques
at
27.1.08
||| Para que a memória não se perca.
Por
tomas vasques
at
27.1.08
Etiquetas: Auschwitz. memória
||| Pela nossa saúde (4).
Por
tomas vasques
at
27.1.08
Etiquetas: pela nossa saúde. correia de campos. SNS
sábado, 26 de janeiro de 2008
||| A ponte é uma passagem para a outra margem.
Por
tomas vasques
at
26.1.08
Etiquetas: enquanto a revolução boliviana não nos bate à porta aguardamos o sporting-porto.
||| Amêijoas e corvinas.
Por
tomas vasques
at
26.1.08
||| Leitura obrigatória.
Por
tomas vasques
at
26.1.08
Etiquetas: livros.Livrarias.
||| Pela nossa saúde (3).
Por
tomas vasques
at
26.1.08
Etiquetas: pela nossa saúde. correia de campos. SNS
||| Sonhos bolivarianos à moda de Caracas.
ta que Manuel Alegre está a ser pressionado para fundar novo partido. O descontentamento e o desencanto, por um lado, o populismo e a demagogia, por outro, podem produzir resultados catastróficos. O objectivo primeiro destas movimentações é retirar a maioria absoluta ao PS; o objectivo segundo, é formar, finalmente, um governo de «maioria de esquerda»: PS (sem Sócrates), MIC de Alegre-Roseta, Bloco e PCP. Os sonhos do «socialismo do século XXI», aquela coisa ideologicamente estranha inventada por Hugo Chávez, e soprada ao ouvido deste por Fidel Castro, atravessaria o Atlântico e chegaria finalmente a Portugal. O sonho da revolução bolivariana em Portugal poder-se-ia, então, concretizar - pensam os «estrategas» da extrema-esquerda. No entanto, há aqui um problema de calendário eleitoral. As eleições autárquicas realizam-se antes das legislativas. E será nas autárquicas que os eleitores de Lisboa vão dar opinião sobre o que pensam da coligação PS-Bloco. Os resultados em Lisboa vão, certamente, influenciar os arranjos partidários para as legislativas. De qualquer modo, «isto» vai aquecer...
Por
tomas vasques
at
26.1.08
Etiquetas: enquanto a revolução boliviana não nos bate à porta aguardamos o sporting-porto.
||| Intolerância e estupidez.
Por
tomas vasques
at
26.1.08
||| Pela nossa saúde (2)
Por
tomas vasques
at
26.1.08
Etiquetas: pela nossa saúde. correia de campos. SNS
||| Há quem pense que a cabeça só serve para pensar.
Por
tomas vasques
at
26.1.08
||| Uma pequena delícia!
Por
tomas vasques
at
26.1.08
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
||| Agenda Cultural [2].
Por
tomas vasques
at
25.1.08
Etiquetas: agenda cultural
||| Pela nossa saúde.
Por
tomas vasques
at
25.1.08
Etiquetas: pela nossa saúde. correia de campos. SNS
||| Nós, que transportamos na alma um país de imigrantes...
Por
tomas vasques
at
25.1.08
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
||| Lembram-se?
Por
tomas vasques
at
24.1.08
||| A verdade a que eles têm direito.
Por
tomas vasques
at
24.1.08
||| Recado aos distraídos amigos de Sarkozy.
Por
tomas vasques
at
24.1.08
Etiquetas: cá dentro nada presta, Lá fora é tudo bom
||| Política à italiana.
Por
tomas vasques
at
24.1.08
Etiquetas: cá dentro nada presta, Lá fora é tudo bom
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
||| Não tenho dúvidas que arrepia!
Por
tomas vasques
at
23.1.08
||| Apontar na agenda.
Por
tomas vasques
at
23.1.08
||| Agenda Cultural [1].
Por
tomas vasques
at
23.1.08
Etiquetas: agenda cultural
||| Quem?
||| Anões ou bobos da corte.
Por
tomas vasques
at
23.1.08
||| Baralhar e dar de novo.
Por
tomas vasques
at
23.1.08
||| Sem anti-corpos ninguém resiste.
Por
tomas vasques
at
23.1.08
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
||| A coisa está negra para o lado dos autarcas.
Por
tomas vasques
at
22.1.08
||| A velocidade dos nossos dias.
Por
tomas vasques
at
22.1.08
||| Sobre a nossa economia fala quem sabe (ou será que agora já não sabe?).
Por
tomas vasques
at
22.1.08
||| A nossa saúde.
Por
tomas vasques
at
22.1.08
||| Contra o fundamentalismo.
Por
tomas vasques
at
22.1.08
||| Prós e Contras.
Por
tomas vasques
at
22.1.08
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
||| - Sei que não vou por aí!
Por
tomas vasques
at
21.1.08
Etiquetas: o realismo socialista no seu melhor
domingo, 20 de janeiro de 2008
||| Homem avisado vale por dois.
Medeiros Ferreira, hoje, no Correio da Manhã, avisa o seu amigo Correia de Campos: «Abrande a velocidade, caro ministro.»
Por
tomas vasques
at
20.1.08
||| Treinador de sofá.
Por
tomas vasques
at
20.1.08
||| A ler.
Por
tomas vasques
at
20.1.08
||| Eleições em Cuba?????????????????
Por
tomas vasques
at
20.1.08
||| mata-frades.
Por
tomas vasques
at
20.1.08
sábado, 19 de janeiro de 2008
||| No meio está a virtude.
Por
tomas vasques
at
19.1.08
||| Frases à solta.
«A lei do tabaco é clara nos seus objectivos mas é de leitura reconhecidamente difícil.»
Francisco George, Director-geral da Saúde. «Não me queixo de Sócrates» Rui Rio, presidente da Câmara do Porto.
Por
tomas vasques
at
19.1.08
||| Será que alguém anda a comprar uma base de dados a bom preço?
Por
tomas vasques
at
19.1.08
||| A ASAE vai passar à clandestinidade?
Por
tomas vasques
at
19.1.08
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
||| Cesse tudo o que a musa antiga canta.
Estou (quase) sempre de acordo com o Pedro Correia.
Por
tomas vasques
at
18.1.08
||| É só uma questão de tempo, bom senso e interpretação de lei.
Por
tomas vasques
at
18.1.08
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
||| O realismo socialista no seu melhor (ou vou ali escrever um livro já volto). – 5
Por
tomas vasques
at
17.1.08
||| Como há 50 anos, o Partido decide e há uns intelectuais, compagnon de route, que alinham…
Por
tomas vasques
at
17.1.08
||| O realismo socialista no seu melhor (ou vou ali escrever um livro já volto). – 4
Por
tomas vasques
at
17.1.08
Etiquetas: o realismo socialista no seu melhor
||| O realismo socialista no seu melhor (ou vou ali escrever um livro já volto). – 3
Por
tomas vasques
at
17.1.08
Etiquetas: o realismo socialista no seu melhor
||| O realismo socialista no seu melhor (ou vou ali escrever um livro já volto). – 2
Por
tomas vasques
at
17.1.08
Etiquetas: o realismo socialista no seu melhor
||| O realismo socialista no seu melhor (ou vou ali escrever um livro já volto).
Por
tomas vasques
at
17.1.08
Etiquetas: o realismo socialista no seu melhor
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
||| Regras, liberdade e qualidade de vida.
Por
tomas vasques
at
16.1.08
||| Primeiras damas.
Por
tomas vasques
at
16.1.08
||| Para que servem os radares?
Por
tomas vasques
at
16.1.08
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
||| Alma portuguesa.
Por
tomas vasques
at
15.1.08
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
||| Trabalho de fundo.
Por
tomas vasques
at
14.1.08
||| A costa oeste da Europa vista de fora.
(para ler na íntegra)
Por
tomas vasques
at
14.1.08
domingo, 13 de janeiro de 2008
||| Cuidado, vem aí o fascismo?
Por
tomas vasques
at
13.1.08
Etiquetas: Fascismo nunca mais
||| Treinador de sofá.
Por
tomas vasques
at
13.1.08
||| A ler atentamente. Está lá quase tudo.
A MEIO DO RIO, Nuno Brederode Santo, DN, 13.01.08.
Por
tomas vasques
at
13.1.08
sábado, 12 de janeiro de 2008
||| E ainda dizem que não há bruxas...
Novembro de 2006: Oportunidades. Março de 2007: Descalçar as botas.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
||| Pequenos prazeres.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
|||Amor em tempo de guerra?
Por
tomas vasques
at
12.1.08
||| As verdades absolutas encarniçam-me.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
|||Humores.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
||| Citação (2.08)
Por
tomas vasques
at
12.1.08
||| Treinador de sofá.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
||| Coisas que me dão prazer ou como perder a cabeça sem se chamar Maria Antonieta.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
Etiquetas: Fascismo nunca mais
||| Coisas que me dão prazer.
Por
tomas vasques
at
12.1.08
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
||| Coisas que levam tempo a entender.
Por
tomas vasques
at
11.1.08
||| Coisas que nunca entendi.
Por
tomas vasques
at
11.1.08
||| Aqui pode fumar!
Por
tomas vasques
at
11.1.08
||| Regressos.
Por
tomas vasques
at
11.1.08
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
||| Afinal a onda está a desfazer-se em espuma (2).
Por
tomas vasques
at
10.1.08
Etiquetas: Ter fé é meio caminho andado para a salvação
||| Podem explicar-me e de preferência pausadamente para eu entender.
Por
tomas vasques
at
10.1.08
||| Afinal a onda está a desfazer-se em espuma.
Por
tomas vasques
at
10.1.08
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
||| Hoje não queremos referendo, amanhã não sabemos.
||| No gulag não havia cerejas, só nas datchas.
Por
tomas vasques
at
9.1.08
||| O referendo, por Vasco Pulido Valente.
Por
tomas vasques
at
9.1.08
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
||| Coninhas é pouco!!!
Por
tomas vasques
at
8.1.08













































